V ABC - Competição em Chain Reaction

Posted on November 28, 2015 at 11:55 PM


No passado dia 25 de novembro, decorreu a V edição das Aveiro BEST Competitions, a qual teve uma grande adesão, contando com a participação de 10 equipas, total de 40 participantes.

Esta edição do evento tinha como objetivo albergar todos os “grupos alvo” do BEST (Ciências, Tecnologias e Engenharias) e dar aos participantes a oportunidade de desafiar a sua imaginação, “meter as mãos à obra” e desenvolver capacidades de trabalho em equipa, gestão de tempo e apresentação. Para tal, foi organizada uma competição de “Chain Reaction”, onde o desafio consistia em construir uma reação em cadeia, ou seja, uma sequência de eventos, em que a primeira ocorrência desencadea a segunda, e a segunda provoca a terceira, e assim sucessivamente.

O objetivo de cada equipa era conseguir construir a sua própria Chain Reaction no espaço de 3 horas, utilizando os materiais fornecido pela organização. Houve 5 fases obrigatórias para esta Chain Reaction:

  1. Construção de uma torre;
  2. Construção de um teleférico;
  3. Encadeamento entre duas fases com peças de dómino;
  4. Queda livre de um ovo sem partir;
  5. Hasteamento de uma bandeira.
  6. Cada equipa tinha liberdade para decidir a ordem das fases e elaborar fases extra.

    No final, houve uma apresentação de todos os projetos, em que os mesmos foram avaliados por a um painel de 3 júris. Este painel era constituído pelo professor de mecânica Alexandre Cruz, pelo presidente do BEST Aveiro Orlando Pinheiro e por uma alumna do BEST Aveiro Joana Pereira. As três primeiras equipas classificadas ganharam prémios fornecidos pela Aveitour e Print4fun3D.

    O BEST Aveiro deixa um agradecimento a todos os participantes e aos júris e espera que a prova tenha sido do agrado de todos.