Um curso por ano: Bohdan Kulyk

Posted on February 18, 2017 at 10:00 PM

Bohdan Kulyk estuda Engenharia Física na Universidade de Aveiro e já participou em 3 cursos sazonais proporcionados pelo BEST. Em 2013 viajou até Sofia, Bulgária, para participar no seu primeiro curso relacionado com a programação de apps em Android. Desde então apaixonou-se por esta nova forma de aprender. Em 2015, foi até Roma para aprender mais sobre a indústria espacial, e em 2016 seguiu para Barcelona para um curso que abordava o tema smart cities. Lê a entrevista que lhe fizemos.

Em 2013, quais os motivos que te levaram a candidatares-te a um curso do BEST?
A possibilidade de experiências formativas no estrangeiro foi sempre algo que associei à vida académica, estando sempre atento a quaisquer oportunidades desse tipo. Assim, quando ouvi que o BEST organizava cursos por toda a Europa, apercebi-me de imediato que era algo que tinha de aproveitar. Além disso, pareceu-me ser uma boa forma de ter umas férias mais ativas.

E nos anos seguintes?
Após o primeiro curso, tive a certeza de que queria voltar a participar em cursos semelhantes, não só pelo facto de este ter superado todas as minhas expectativas, como também devido à vontade de conhecer novas pessoas e interagir com novas culturas. Além disso, o primeiro curso tornou claro que algumas das experiências mais memoráveis do mesmo só são possíveis nos cursos BEST.

Que mais aprendeste nestes 3 cursos?
Para além dos conhecimentos académicos que adquiri, aprendi imenso sobre a vida estudantil noutros países. Refiro-me não só ao país onde um dado curso decorreu, mas também aos países de origem dos restantes participantes.

Como descreverias a experiência de ser participante num curso BEST aos teus amigos?
Um curso BEST é uma experiência muito… intensa, no sentido em que há sempre algo para fazer e que só se faz num curso destes. Além disso, é a melhor forma de conhecer um país novo, dado que todas as atividades, eventos lúdicos, excursões e festas são organizados por estudantes locais que sabem dar a conhecer o seu país de uma forma apelativa e que vai ao encontro aos interesses dos participantes.

Se tivesses possibilidade, voltarias a candidatar-te a mais um curso este ano?
Sim, definitivamente! Cada curso é diferente dos anteriores, proporcionando surpresas agradáveis tanto aos que se candidatam pela primeira vez como aos mais experientes.