EBEC 2016

Posted on January 18, 2016 at 11:55 PM

Durante os dias 2,3,5,6 e 9 de março decorreu no campus da universidade de Aveiro a oitava edição da EBEC Aveiro, organizada pelo BEST Aveiro.

A EBEC - European BEST Engineering Competition - é atualmente uma das maiores competições de engenharia da europa. Destina-se a estudantes de tecnologias e engenharias que procuram novos desafios e oportunidades de aplicar os seus conhecimentos técnicos em situações do contexto empresarial. Este projeto consegue promover o desenvolvimento pessoal e intelectual dos estudantes e a capacidade de trabalho em equipa, enquanto incentiva, simultaneamente, o intercâmbio intercultural e o contacto entre estudantes, universidade e empresas.

A EBEC encontra-se inserida num projeto internacional, composto por três etapas: uma fase local, nacional e internacional. A EBEC Aveiro faz parte da fase local do projeto e foi organizada pela associação BEST Aveiro, uma organização de estudantes dinâmicos de ciências, engenharia e tecnologia que tem como objetivo desenvolver os estudantes e promover a diversidade cultural através da organização de diversos eventos, como é o caso da EBEC. As atividades que dinamiza aproximam os estudantes da universidade e das empresas através de serviços na área do envolvimento educacional, educação complementar e apoio à carreira.

Esta competição de engenharia, a EBEC Aveiro, começou no dia 5 de março e teve a duração de 24 horas seguidas. Ao longo das quais, 92 estudantes organizados em 23 equipas de 4 elementos, participaram na modalidade de Team Design, onde tiverão que construir um protótipo para um sistema de segurança para peões nas passadeiras, e em Case Study, onde foram desafiados a desenvolver o conceito de um produto cujo processo de produção fosse injeção de polímeros. O desafio de Team Design foi elaborado em cooperação com a empresa Uniactiva e o problema de Case Study foi proposto pela ERGOSTART.

Posteriormente, no dia 9 de março, as equipas tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos finais a um painel de jurados, que elegeu a equipa vencedora de cada modalidade. Em Case Study, a equipa que ficou em 1o lugar foi “Cola & Veda” e em Team Design, a equipa vencedora foi “Em dias de vento, não uses guarda-chuva”. As equipas vencedoras estão agora apuradas para a fase nacional (16 a 18 de abril em Coimbra), sempre com vista em obter uma vaga na final internacional, que este ano terá lugar em Belgrado, Sérvia. Nas edições dos últimos dois anos, as equipas vencedoras de Aveiro conseguiram ficar apuradas e foram representar Portugal na fase internacional.

Ainda no âmbito do evento, decorreu no dia 3 de março na UA uma feira de empresas aberta a toda a comunidade académica. Nesta, estiveram presentes 10 empresas nomeadamente: ERGOSTART, UNIACTIVA, BOLD, XLM, Inova-ria, iTGROW, ASFormação, The Navigator Company, grupo visabeira e Print4Fun. Isto representou uma oportunidade para os estudantes conhecerem a atividade das entidades presentes e interagir com as mesmas.

Este ano, a EBEC Aveiro teve ainda um caráter solidário. Tirando proveito da crescente adesão ao evento, o BEST Aveiro realizou uma recolha de alimentos na feira de empresas e na competição. Foram assim recolhidos cerca de 85 Kg de alimentos não perecíveis para a Cáritas Diocesana de Aveiro. A EBEC Aveiro é um dos eventos de maior destaque do BEST Aveiro, direcionado aos alunos da UA. E após várias edições, tem vindo a crescer consideravelmente, representando um marco neste ano académico.